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O que são suplementos alimentares e quem precisa deles?

Existem inúmeros suplementos alimentares no mercado, mas para quem são? Quando são benéficos, ineficazes ou até prejudiciais? Neste artigo, exploramos as recomendações gerais sobre a ingestão de suplementos alimentares.

O que são suplementos alimentares?

A ideia por trás dos suplementos alimentares, também chamados de suplementos dietéticos ou nutricionais, é fornecer nutrientes que podem não ser consumidos em quantidades suficientes. Os suplementos alimentares podem ser vitaminas , minerais , aminoácidos, ácidos graxos e outras substâncias fornecidas na forma de pílulas, comprimidos, cápsulas, líquidos, etc. 1 Os suplementos estão disponíveis em uma variedade de doses e em diferentes combinações. No entanto, apenas uma certa quantidade de cada nutrienteé necessária para que nosso corpo funcione, e quantidades maiores não são necessariamente melhores. Em altas doses, algumas substâncias podem ter efeitos adversos e podem se tornar prejudiciais. Com o objetivo de proteger a saúde dos consumidores, os suplementos só podem ser vendidos legalmente com uma recomendação de dose diária apropriada e uma declaração de advertência para não exceder essa dose.

O uso de suplementos varia na Europa. Por exemplo, é comum na Alemanha e na Dinamarca (43% e 59% da população adulta, respectivamente), mas é menos comum na Irlanda e na Espanha (23% e 9%, respectivamente). As mulheres usam mais suplementos do que os homens.

Quem precisa de suplementos alimentares?

Os suplementos não substituem uma dieta saudável equilibrada. 1 Uma dieta que inclui muitas frutas, vegetais, grãos inteiros, proteínas adequadas e gorduras saudáveis deve normalmente fornecer todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. A maioria dos países europeus concorda que as mensagens dirigidas ao público em geral devem se concentrar em diretrizes dietéticas baseadas em alimentos. 7 Os suplementos não fazem parte dessas diretrizes, mas existem certos grupos populacionais ou indivíduos que podem precisar de aconselhamento sobre suplementos, mesmo quando fazem uma dieta saudável e balanceada, ou seja, mulheres em idade reprodutiva, indivíduos em medicamentos específicos.

Em parte devido ao nosso estilo de vida moderno, nem todos conseguem fazer uma dieta saudável. Na Europa, pesquisas dietéticas sugeriram que há ingestão abaixo do ideal de vários micronutrientes. O projeto EURRECA, financiado pela UE, encontrou ingestão inadequada de vitamina C, vitamina D, ácido fólico, cálcio, selênio e iodo. 9 Uma comparação recente de pesquisas nacionais mostrou preocupação generalizada com a ingestão de vitamina D, enquanto certos grupos de idade são mais propensos a ter baixa ingestão de minerais. 2 Por exemplo, há preocupação com a ingestão adequada de ferro entre adolescentes na Dinamarca, França, Polônia, Alemanha e Reino Unido.O baixo nível de ferro em mulheres jovens também aumenta o riscode bebês nascidos com baixo peso ao nascer, deficiência de ferro e atraso no desenvolvimento do cérebro. folato também é crítico para mulheres que podem engravidar. Eles são aconselhados a tomar ácido fólico antes da concepção e continuar durante as primeiras 12 semanas de gravidez. Um estado adequado de folato pode diminuir o risco de ter um bebê com defeitos do tubo neural, como espinha bífida . Pesquisas recentes sugerem que 50-70% dos europeus têm baixo teor de vitamina D. 2 , 11 , 12Uma vez que o status da vitamina D depende não apenas da ingestão alimentar, mas também da exposição à luz ultravioleta, pode haver um argumento mais forte para recomendar suplementos de vitamina D nos países do norte da Europa. Em alguns países (incluindo Reino Unido, Irlanda, Holanda e Suécia) já existem recomendações para certos grupos da população tomarem suplementos de vitamina D, embora haja pedidos de mais pesquisas.

Outras preocupações comuns são mostradas na Tabela 1, embora os grupos considerados de risco não sejam os mesmos em diferentes países.

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